terça-feira, 9 de outubro de 2007

Formação Cívica - Exploração infantil

O trabalho infantil é um dos grandes problemas que envolvem a nossa Sociedade na actualidade. Toda a forma de trabalho exercida por crianças ou adolescentes é considerado trabalho infantil que, embora seja proibido pela lei e considerado um crime, é praticado por quase todo o mundo.

Mas, afinal, porque é que as crianças trabalham? Muitos adultos defendem a exploração infantil, dizendo que é uma actividade disciplinadora, que prepara os jovens para a vida e que é uma forma de evitar a marginalidade. Mas, na verdade, a principal razão para as crianças trabalharem é a pobreza das suas famílias. Este problema é muito preocupante pois, quando a criança trabalha, não tem possibilidades de ir à escola nem de fazer outras actividades próprias para a sua idade, o que prejudica gravemente o seu desenvolvimento.
Algumas das piores formas de trabalho infantil são: o trabalho escravo, a venda ou tráfico de menores, o uso de crianças em conflitos armados, a prostituição e a pornografia de menores, o tráfico de drogas e o trabalho em minas, canaviais, na metalurgia ou junto a fornos quentes (entre outros). Muitas vezes, as crianças não recebem pagamento por estes trabalhos e, quando recebem, é muito pouco.

Em todo o mundo existem organizações de lutam contra o trabalho infantil. Porém, algumas delas ainda não se aperceberam de que, para as crianças não trabalharem, é preciso melhorar a qualidade de vida das populações pobres, onde todos tenham os mesmo direitos e, principalmente, os adultos tenham condições de sustentar as suas famílias.



Pesquisa feita em:



- http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil




Sem comentários: