- O que é a Sida?
A palavra SIDA é formada pelas primeiras letras duma situação clínica muito grave, designada por Sindroma De Imunodeficiência Adquirida.
Uma vez instalado esse vírus, para se desenvolver e reproduzir, invade e destrói certo tipo de células do sangue (os Linfócitos T4), que são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra infecções e contra tumores. Esta doença, na fase final de evolução, provoca uma diminuição total da capacidade do nosso organismo de resistir a infecções, mesmo as mais simples e mais correntes, tornado-as tão graves e tão difíceis de tratar, que acabam por conduzir à morte.
- Como se transmite?
O vírus HIV para produzir doença no seu processo normal de desenvolvimento e proliferação, tem que ter acesso e entrar na corrente sanguínea do nosso corpo. As formas de transmissão de SIDA são as seguintes:
- Qual é o tratamento?
No estado actual do conhecimento científico, não há um verdadeiro e eficaz tratamento para a doença, que irradique definitivamente o vírus do organismo. Ainda não foi descoberta a vacina de prevenção para a Sida. Existe, no entanto, um grupo de medicamentos que podem diminuir a multiplicação dos vírus. Não destrói todos os vírus, nem cura a doença, mas reduzindo o número de elementos agressivos, pode retardar a sua evolução.
- Qual é a solução?
Não havendo processo médico curativo, ou de prevenção para a doença, compete à população assumir a responsabilidade pessoal de prevenir-se contra ela.
Proteja-se a si próprio, proteja os outros. Pelo grande respeito que nos merece o direito à vida, à saúde, à tranquilidade, consulte a sua consciência. Depois, o seu médico assistente.
Mais informações em http://www.aidsportugal.com/article.php?sid=959
Sem comentários:
Enviar um comentário