sábado, 2 de fevereiro de 2008

Como poupar a energia do planeta?

É tão fácil poupar energia - por vezes, basta apagar as luzes e desligar os equipamentos electrónicos para estar a contribuir para o combate às alterações climáticas e para economizar a energia de que a Europa necessita para o futuro.


  • Provavelmente deve estar a pensar “Para quê preocupar-me? Não é uma luzita que vai mudar o mundo...”. Bom, pense outra vez, não é bem assim que as coisas são. Por exemplo, se deixarmos uma lâmpada de 100W acesa durante uma hora todos os dias, o seu consumo de energia será de 36,5 kWh por ano. Visto que há 75 milhões de adolescentes na Europa, se todos eles apagarem uma lâmpada durante uma hora todos os dias, poupar-se-ão 36,5 x 75 milhões = 2 738 milhões de kWh de energia. Com isso, impediremos que se libertem 1,37 milhões de toneladas de carbono para a atmosfera – a quantidade produzida por uma pequena central eléctrica (150 MWe).

  • Tomar duches rápidos em vez de banhos demorados também contribui para poupar energia e água.




  • Os equipamentos eléctricos deixados em stand by são responsáveis por 6% do consumo de energia na Europa. Quando a luzinha vermelha está acesa, ainda estás a gastar electricidade! Por isso, nunca se esqueça de desligar a ficha da televisão, do leitor de CDs ou do computador!





  • É tão fácil ligar o aquecimento ou o secador de roupa que muitas vezes nos esquecemos da esplêndida fonte de energia natural que temos. Sempre que possível, devemos secar a roupa usando a luz solar. Nos dias soalheiros de Inverno, devemos baixar o termostato e abrir as cortinas. A energia do sol entrará para dentro da casa, aquecendo-a sem qualquer custo!





  • A melhor alternativa ao automóvel são os próprios pés! Se formos a pé para a escola ou se formos às compras de bicicleta, ficamos em melhor forma física, poupamos dinheiro e evitamos poluir o ambiente. Nas viagens mais longas, podemos utilisar os tranportes públicos, tal como os autocarros ou os comboios, que embora gastem muito mais combustível, conseguem transportar um número de pessoas muito maior. Resumindo, cada vez que deixarmos o carro em casa, estaremos a atrasar o aquecimento global.


  • É claro que, por vezes, o automóvel é a única opção possível de deslocamento. Nesses casos, devemos tentar combinar boleias com amigos ou familiares. Da próxima vez que nos deslocarmos para assistir a um jogo de futebol, ir ao cinema ou participar numa outra actividade, devemos tentar saber se há algum amigo que queira boleia. A viagem é menos aborrecida se tivermos companhia e ambas as famílias podem poupar dinheiro e energia.


  • Até agora, o planeta consumiu metade das suas reservas de combustíveis fósseis. No entanto, estão a ser desenvolvidos novos combustíveis, que farão com que os nossos recursos petrolíferos durem mais tempo e, no futuro, garantirão a energia necessária para os transportes. Entretanto, a indústria automóvel começa a produzir novos automóveis inovadores, mais eficientes no consumo de energia e com motores menos poluentes. Os biocombustíveis – biodiesel e bioetanol – estão também a ser cada vez mais utilizados na Europa. São produzidos a partir de plantas e utilizados em motores normais.



  • As modernas turbinas eólicas tornaram-se altamente eficientes e produzem neste momento electricidade para milhares de lares europeus. Além disso, não produzem as emissões de carbono responsáveis pelo aquecimento do planeta. A energia solar também está a ganhar cada vez maior importância - os painéis solares convertem a luz solar em electricidade. A energia hidroeléctrica é também uma das principais fontes de energia. Por meio de barragens, represa-se a água, que é depois canalizada para condutas muito inclinadas onde ganha grande velocidade, indo accionar turbinas que geram electricidade. Trata-se, também aqui, de um recurso renovável que não produz emissões de carbono.





E assim podemos ver como é fácil cuidar do nosso planeta :)

Informações retiradas de http://www.managenergy.net/kidscorner/pt/o11/o11_es.html

Sem comentários: