sábado, 11 de outubro de 2008

Aquecimento global: "Se nós desistirmos, eles desistem"


Texto para Área de Projecto:

O aquecimento global não é, como muitos pensam, causado pelo efeito de estufa, mas sim pelo seu aumento exagerado. O efeito de estufa é um fenómeno natural e imprescindível à Vida na Terra; no entanto, os poluentes que são lançados pelo Homem na atmosfera retêm parte da radiação que deveria ser reflectida para o Espaço, o que faz com que a temperatura média superficial global tenha vindo a aumentar nos últimos 150 anos. Estes poluentes resultantes da actividade humana são, principalmente, o dióxido de carbono e os CFCs (clorofluorcarbonetos), e são libertados através das indústrias, dos transportes e da desflorestação (sem árvores, o dióxido de carbono não pode ser absorvido).
As consequências deste acontecimento são muito variadas, destacando-se as seguintes: os gelos polares começarão a derreter e o nível médio das águas do mar subirá, inundando as zonas costeiras de vários países; as alterações climáticas provocarão maiores períodos de seca/cheias; os furacões serão cada vez mais intensos e várias espécies extinguir-se-ão.
Para tentar alterar esta situação, muitos países têm feito compromissos de redução de emissões de gases poluentes, como o Protocolo de Quioto (no entanto, os EUA, que são o maior poluidor mundial, ainda não assinaram este Protocolo). Além disso, a investigação científica e a tecnologia têm vindo a desenvolver energias alternativas para os veículos e melhores filtros para as chaminés das fábricas.
Está nas mãos de todos tentar controlar a situação e fazer com que o aquecimento global deixe de ser um problema com impacto nas nossas vidas. O Planeta agradece.

Sem comentários: