segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Avião movido a energia solar vai dar volta ao mundo em 2012

O suíço Bertrand Piccard pretende provar que é possível viver sem petróleo ao realizar uma viagem de circum-navegação em redor da Terra num avião movido a energia solar, prevista para 2012.
«Podemos inventar um futuro diferente. Esta é a mensagem que toda a equipa do impulso solar quer transmitir. Queremos mostrar os progressos que podemos fazer usando as energias renováveis», explicou Bertrand Piccard - neto de Auguste Piccard, inventor do batiscafo (submarino para pesquisa em grandes profundidades) -, citado pelo IOL Diário.

«Podemos libertar-nos dessa dependência que destrói a nossa economia e a nossa indústria», acrescentou o aventureiro, que em 1999 se tornou no primeiro homem a dar a volta ao mundo em balão sem escala, considerando que «o verdadeiro êxito será contagiar o espírito pioneiro». O avião, que ainda não passa de um projecto, tem aproximadamente a mesma dimensão que o A380 (80 metros) e um peso de apenas 2 toneladas, cerca de 265 vezes menos que o JumboJet.
A equipa pretende, no entanto, construir um ainda mais pequeno, com 60 metros e 1,5 toneladas de peso que, na eventualidade de utilizar gasolina, gaste apenas um litro por hora. «Para toda a epopeia, desde o primeiro voo até a volta ao mundo, serão necessários três anos. Mas a volta ao mundo apenas durará dois ou três meses», observou Piccard, que irá pilotar a aeronave juntamente com o empresário André Borschberg.

Sem comentários: