sábado, 1 de novembro de 2008

"Vida de alto risco" by National Geographic


  • Na fronteira de um oceano congelado, a subida das temperaturas põe em risco a vida selvagem que depende do gelo.
  • O gelo faz parte da biologia de todas as criaturas que habitam esta dimensão congelada.
  • Os cientistas temem que o aquecimento global provoque a extinção dos ursos polares.
A água do degelo cobre o gelo no mar de Beaufort (à esquerda). Em alguns lugares, nos últimos 30 anos, a espessura do gelo marinho do Árctico diminuiu em 40%.

A possibilidade de um Árctico sem gelo, pelo menos durante o Verão, cresce a cada dia que passa.

A Gronelândia poderá ser responsável pelo aumento do nível do mar em cerca de um metro no próximo século.


  • Em alguns habitats, o desaparecimento do gelo já obriga os ursos a percorrer a nado distâncias cada vez maiores e arriscadas.
  • "Uma fêmea e a sua cria farejam o ar sobre um icebergue, após uma viagem a nado. Os ursos vagueiam livremente em busca de comida, saltando entre icebergues. Animais equipados com transmissores de satélite já foram rastreados durante viagens a nado que podem atingir 240 km em mar aberto. Em alguns habitats, o desaparecimento do gelo força os ursos a nadar distâncias maiores e mais arriscadas. É raro ver ursos mortos no gelo, mas em 2004 encontrei três." (Paul Nicklen)

Um Árctico sem gelo seria como um jardim sem terra.

Um só Verão roubou mais de 60 metros de gelo do glaciar islandês Sólheimajökull, observado a partir do mesmo local em Abril e em Outubro de 2006. O glaciar recuou meio quilómetro na última década, acompanhando a subida da temperatura.

Não é surpresa que o aquecimento global está a derreter os glaciares, mas ninguém esperava que isso sucedesse tão depressa.


Informação retirada de National Geographic nº79, Outubro 2007

Sem comentários: