quarta-feira, 9 de abril de 2008

Jogos Olímpicos

Origem:

Os antigos gregos não tinham fins-de-semana para o lazer, trabalhavam todos os dias, excepto nos mais de 50 feriados religiosos e eventos desportivos, onde se destacavam os Jogos Olímpicos. Originalmente conhecidos como Festival Olímpico, faziam parte dos quatro grandes festivais religiosos pan-helénicos celebrados na Grécia Antiga e eram assistidos por pessoas vindas de todas cidades-estado que formavam o mundo grego. Os outros festivais eram o Pítico, O Ístmico e o Nemeu. Originado na cidade de Olímpia, em homenagem a Zeus (Deus supremo da mitologia grega), o festival Olímpico era muito antigo, mas foi a partir de 776 a.C. (data da fundação dos jogos) que passou a ser feito um registo dos vencedores. Sabe-se que no dia marcado para o evento, uma forte chuva desabou sobre Olímpia, limitando as competições a uma corrida pelo estádio. Registou-se, assim, a primeira notícia de um campeão olímpico. Tratava-se do cozinheiro Coroebus de Elis, vencedor da corrida de 192,27 metros. Alguns historiadores, contudo, acreditam que as primeiras olimpíadas tenham sido bem anteriores ao feito do cozinheiro-atleta.



A bandeira:

A bandeira Olímpica simboliza a união entre os povos dos vários continentes do mundo. O fundo branco representa a paz e a amizade entre as nações competidoras e os anéis entrelaçados representam os cinco continentes: azul - Europa; preto - África; vermelho - América; amarelo - Ásia; verde - Oceânia.




Tibete: Um mês depois do início da violência, sucedem-se tentativas contra o percurso chama


Londres, Paris e São Francisco (EUA) foram algumas das cidades onde se registaram incidentes e manifestações de protesto durante a passagem da tocha, o que já conduziu ao reforço da segurança noutros países por onde deverá passar a chama olímpica.

Os incidentes no percurso da tocha olímpica em Londres e Paris provocaram um debate no seio do Comité Olímpico Internacional (COI) sobre a possibilidade de se encurtar o percurso do símbolo dos jogos (130 mil quilómetros, passando em mais de duas dezenas de países), mas a organização chinesa opõe-se.

Milhares de manifestantes contrários à política da China para o Tibete e em matéria de Direitos Humanos perturbaram o percurso da tocha olímpica em Londres e Paris nos últimos dias, protestos que Pequim considerou "desprezíveis".


Na segunda-feira, a organização do percurso da tocha na capital francesa foi obrigada a cancelar a última parte do trajecto depois de vários manifestantes terem tentado impedir os atletas de carregar a tocha e apagar a chama com água.

A China ignorou, entretanto, as manifestações de activistas contra a passagem da chama olímpica pelo Tibete, insistindo que ela vai manter o percurso planeado e passará no território, segundo afirmou um representante comunista chinês da região.



Pessoalmente, penso que os Jogos Olímpicos nao deviam ser usados para resolver assuntos políticos porque, como já antes disse, estes foram realizados para que houvesse momentos de descontracção e de lazer no quotidiano das populações e também para realçar a união das populações de todo o mundo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Vim ve o teu trabalho porque estou a fazer 1 trabalho sobre os jogos olimpicos para a disciplina de história.
Concordo com o que disseste sobre os jogos olimpicos, não devem ser usados para resolver problemas, porque se analisarmos bem, na Grécia antiga, durante os jogos era interropidos quaisqueres conflictos que tivessem a decorrer.