segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Finalmente, Barack Obama rumo ao futuro

O presidente dos EUA vai implementar uma reforma voltada para as energias renováveis, adoptando uma linha radical para tentar reverter as políticas climáticas abraçadas por Bush.
Reduzir a emissão de gases poluentes na indústria automóvel a partir de 2011 e apostar nas energias renováveis, para criar mais de 400 mil empregos, são as grandes linhas mestras do plano.


“Temos de mostrar ao mundo que a América está pronta a tomar as rédeas da protecção do clima e da segurança colectiva. Temos de apelar à criação de uma verdadeira coligação global, para que possamos agir em conjunto. Só desta forma poderemos recusar apoio aos ditadores e dólares aos terroristas, e só desta forma poderemos assegurar que países como a China e a Índia cumpram a sua parte como nós cumprimos a nossa”.



O projecto da Califórnia

Obama pretende dar seguimento ao pedido da Califórnia de impor limites às emissões de dióxido de carbono. O novo presidente dos Estados Unidos irá conceder à Agência de Protecção Ambiental (EPA) autoridade para impor os limites necessários, dando seguimento a um projecto que havia sido negado na presidência de Bush, segundo um ofical Administrativo dos EUA.
Assim, mais de 12 estados vão poder prosseguir com planos para impor restrições à emissão de dióxido de carbono. A Califórnia quer reduzir as emissões em 30% até 2016, um esforço ambicioso para enfrentar o aquecimento Global.



Acelerar a construção de veículos mais ecológicos

Outra medida do novo presidente é acelerar a construção de veículos mais ecológicos, obrigando os produtores a produzir automóveis que contaminem menos o ambiente, como havia prometido Barack Obama na campanha eleitoral. Em linha com a política actual da Casa Branca, que dá prioridade ao emprego, à independência energética e ao combate às alterações climáticas.


Retirado de http://www.euronews.net/pt/article/26/01/2009/obama-america-will-lead-climate-change-fight/ e de http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1118829

Sem comentários: